Geral
Preços sobem de forma moderada na maioria dos distritos dos EUA, aponta Livro Bege
Relatório do Federal Reserve destaca pressões de custos e expectativas de preços elevados diante de ajustes tarifários.
O Livro Bege do Federal Reserve (Fed), divulgado nesta quarta-feira (14), apontou que os preços cresceram de forma moderada na maioria dos distritos dos Estados Unidos, com apenas dois deles registrando uma leve alta. O documento destacou que as pressões de custos relacionadas a tarifas foram recorrentes em todos os distritos, e que as empresas esperam manter preços elevados enquanto se ajustam às novas tarifas.
"Alguns setores — como varejo e restaurantes — mostraram-se relutantes em repassar custos para consumidores sensíveis a preços. Os custos de energia e seguros continuaram a representar uma pressão significativa sobre as margens", afirma o Livro Bege.
Quanto ao mercado de trabalho, o relatório indicou poucas mudanças no período, embora diversos distritos tenham relatado aumento na contratação de trabalhadores temporários.
"Os salários cresceram a um ritmo moderado, com vários contatos indicando que o crescimento salarial havia retornado a níveis normais", destacou o documento.
O relatório também ressaltou que muitos interlocutores estão avaliando a implementação de inteligência artificial (IA), principalmente para elevar a produtividade e aprimorar a gestão futura da força de trabalho.
"O impacto atual da IA sobre o emprego foi limitado, com efeitos mais significativos esperados para os próximos anos, e não de forma imediata", concluiu o Livro Bege.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026