Geral

Fed deve manter postura restritiva sobre juros, afirma dirigente de Atlanta

Raphael Bostic destaca que inflação nos EUA ainda está longe da meta e reforça necessidade de cautela na política monetária

14/01/2026
Fed deve manter postura restritiva sobre juros, afirma dirigente de Atlanta
Fed deve manter postura restritiva sobre juros, afirma dirigente de Atlanta - Foto: Reprodução / Youtube

O presidente do Federal Reserve (Fed) de Atlanta, Raphael Bostic, afirmou nesta quarta-feira, 14, que o banco central norte-americano ainda precisa adotar uma postura restritiva em relação às taxas de juros. Segundo Bostic, a inflação permanece "bastante distante de onde precisa estar", o que exige cautela na condução da política monetária.

Durante um evento sobre perspectivas econômicas para 2026, realizado em Atlanta, o dirigente ressaltou que, apesar da resiliência demonstrada pela economia dos Estados Unidos, a pressão ascendente sobre os preços segue sendo uma preocupação relevante. "Ainda não ganhamos a luta contra a inflação", enfatizou.

Bostic avaliou que o Fed enfrenta um cenário desafiador para cumprir seu duplo mandato de máximo emprego e estabilidade da inflação em 2%. Ele observou que, embora o mercado de trabalho tenha enfraquecido, "claramente não está fraco". O dirigente acrescentou ainda que a flexibilidade na contratação de recém-formados pode estar relacionada ao avanço da inteligência artificial.

Em relação à independência do banco central, Bostic disse que o vídeo divulgado no domingo pelo presidente do Fed, Jerome Powell, "já disse tudo que precisava" sobre o tema.

Comentando sobre a pressão do governo Trump para cortes adicionais de juros, Bostic afirmou: "Coisas que fazem sentido no curto período não necessariamente se aplicam ao Fed".

Bostic deve se aposentar do cargo de presidente do Fed de Atlanta em fevereiro deste ano.