Geral
EUA suspendem emissão de vistos para brasileiros e cidadãos de outros 74 países
Medida, revelada pela Fox News, passa a valer a partir de 21 de fevereiro e atinge países considerados de risco para encargos públicos.
O Departamento de Estado dos Estados Unidos suspendeu o processamento de solicitações de vistos para 75 países, incluindo o Brasil. A informação foi divulgada pela Fox News Digital nesta segunda-feira (19).
De acordo com a publicação, a suspensão começa na próxima quarta-feira, 21, e se estenderá por tempo indeterminado. O objetivo é restringir a concessão de vistos a solicitantes considerados propensos a se tornarem um encargo para o setor público norte-americano.
Um memorando interno do Departamento de Estado, obtido pela Fox News, orienta funcionários consulares a recusarem vistos conforme a legislação vigente, enquanto o órgão revisa os procedimentos de triagem e verificação.
A lista completa dos países afetados não foi divulgada, mas, além do Brasil, estão incluídos Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen.
Segundo a Fox News, em novembro do ano passado, o Departamento de Estado já havia orientado consulados a adotar novas regras de triagem baseadas no critério de "encargo público" previsto na legislação de imigração. Com isso, funcionários foram instruídos a negar vistos a candidatos que provavelmente dependeriam de benefícios públicos, levando em conta fatores como saúde, idade, proficiência em inglês, situação financeira e necessidade de cuidados médicos prolongados.
O veículo destaca ainda que candidatos idosos ou com sobrepeso teriam maior risco de ter seus pedidos negados.
"O Departamento de Estado usará sua autoridade de longa data para considerar inelegíveis potenciais imigrantes que se tornariam um fardo para os Estados Unidos e explorariam a generosidade do povo americano", afirmou o porta-voz do órgão, Tommy Piggott, em comunicado à Fox News.
"A imigração desses 75 países será suspensa enquanto o Departamento de Estado reavalia os procedimentos de processamento de imigração para impedir a entrada de estrangeiros que se beneficiariam de programas de assistência social e benefícios públicos", completou.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026