Geral
EUA evacuam bases estratégicas no Oriente Médio em meio a crescentes tensões com Irã
Retirada preventiva de pessoal ocorre após alertas iranianos e aumento do clima de hostilidade na região
Os Estados Unidos iniciaram a retirada de parte de seu pessoal de bases estratégicas no Oriente Médio após novos alertas do Irã e o aumento das tensões regionais, segundo informações divulgadas pela mídia britânica.
Fontes oficiais norte-americanas, ouvidas pela agência Reuters sob condição de anonimato, confirmaram que a medida é preventiva diante do atual cenário de incerteza e hostilidade.
"Os EUA estão retirando pessoal de bases estratégicas na região como medida de precaução em meio ao aumento das tensões regionais", informou a agência.
A decisão foi tomada após declarações de um alto funcionário iraniano, indicando que Teerã alertou países vizinhos que abrigam forças norte-americanas sobre possíveis ataques a bases dos EUA, caso Washington realize ofensivas contra o Irã.
No final de dezembro, o então presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que apoiaria novos ataques ao Irã caso o país insistisse no desenvolvimento de seus programas de mísseis e nuclear. Em meio a protestos e instabilidade interna no Irã, Trump chegou a ameaçar o país com represálias caso manifestantes fossem mortos, destacando que apoiaria o povo iraniano se necessário.
As ameaças de ataques de Washington contra o Irã foram classificadas como "absolutamente inaceitáveis" pela representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, na última terça-feira (13).
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026