Geral

Irã ameaça atacar bases americanas na região se sofrer ofensiva dos EUA

Teerã alerta aliados dos EUA e amplia clima de tensão após declarações de Donald Trump sobre repressão a protestos

14/01/2026
Irã ameaça atacar bases americanas na região se sofrer ofensiva dos EUA
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Em meio ao aumento da tensão no Oriente Médio, o Irã informou aos aliados dos Estados Unidos na região que retaliará com ataques a bases americanas caso Washington promova uma ofensiva contra Teerã. A informação foi divulgada pela agência Reuters, após o presidente americano, Donald Trump, ameaçar intervir diante da repressão à onda de protestos que já deixou mais de 2,5 mil mortos no país.

Segundo a Reuters, um alto funcionário iraniano, sob condição de anonimato, afirmou nesta quarta-feira (14) que o Irã pediu aos aliados dos EUA que "impedissem Washington de atacar o Irã". Entre os países alertados sobre possíveis ataques estão Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Turquia.

A autoridade iraniana também revelou que o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, e o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, suspenderam as conversas diretas devido ao agravamento das tensões.

De acordo com a agência, Israel já está ciente da possibilidade de intervenção americana no Irã, embora ainda não haja definição sobre o alcance ou o momento da ação. No ano passado, israelenses e iranianos travaram um conflito armado que durou 12 dias.

A mídia estatal iraniana informou ainda que o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Ali Larijani, conversou com o ministro das Relações Exteriores do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani. Já Abbas Araqchi dialogou com os ministros de Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Abdullah Bin Zayed Al Nahyan, e da Turquia, Hakan Fidan.

Em entrevista à emissora CBS News, Donald Trump afirmou na terça-feira (13) que irá intervir caso o Irã execute manifestantes. "Tomaremos medidas muito enérgicas se eles fizerem isso", declarou, sem detalhar quais ações pretende tomar, mas indicando que não descarta o uso da força militar.

"Não queremos que se repita o que está acontecendo no Irã", disse Trump. "E sabe, se eles querem fazer protestos, tudo bem, mas quando começam a matar milhares de pessoas, e agora você me fala em enforcamento – vamos ver como isso vai acabar para eles. Não vai acabar bem."

Entidades de direitos humanos informaram que o jovem Erfan Soltani, de 26 anos, deve ser executado nesta quarta-feira. Ele foi preso em casa, no dia 8 de janeiro, após participar das manifestações contra o governo iraniano.

Os Estados Unidos mantêm bases militares em diversos pontos do Oriente Médio, incluindo o quartel-general da Quinta Frota da Marinha, no Bahrein, e a Base Aérea de Al Udeid, no Catar. No ano passado, após ataques americanos a instalações nucleares iranianas, Teerã retaliou lançando mísseis contra a Base Aérea de Al Udeid.