Geral
Detran-SP limita preço de exames médico e psicotécnico para CNH a R$ 90
Medida reduz custos para obtenção da carteira de motorista e acompanha novas regras federais para o processo de habilitação.
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) estabeleceu um teto de R$ 90 para os exames médico e psicotécnico exigidos na emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A decisão, que acompanha mudanças recentes promovidas pelo governo federal, pode reduzir em até 40% o valor desses procedimentos nas clínicas credenciadas.
De acordo com o governo estadual, o Detran-SP já havia iniciado um planejamento técnico para atualizar o processo de habilitação. A publicação das novas normas federais acelerou a implementação dessas mudanças no estado.
Outra novidade é a abertura de cadastro para instrutores autônomos interessados em atuar conforme as novas regras da CNH, oferecendo aulas práticas aos candidatos. O cadastramento deve ser feito pelo SEI (Sistema Eletrônico de Informações) externo.
O novo modelo será implantado de forma gradual, priorizando ações que reduzam custos para os cidadãos. O cronograma completo e orientações atualizadas estão disponíveis na página oficial CNH Paulista.
Novas regras para tirar a habilitação
As novas diretrizes para obtenção da CNH, oficializadas em dezembro, têm como objetivo simplificar o processo e torná-lo mais acessível. O projeto "CNH do Brasil" flexibiliza as exigências para aulas práticas e disponibiliza o curso teórico de forma 100% online e gratuita.
Agora, os candidatos precisam cumprir apenas duas horas mínimas de aulas práticas — anteriormente, eram exigidas pelo menos 20 horas. Após esse período, cada pessoa pode decidir se necessita de mais preparação.
Os futuros condutores poderão optar por autoescolas tradicionais, instrutores credenciados pelos Detrans ou uma preparação personalizada.
O curso teórico será oferecido digitalmente pelo Ministério dos Transportes, sem custo. Quem preferir, poderá assistir às aulas presencialmente em autoescolas ou instituições credenciadas.
Além disso, uma medida provisória do governo federal prevê a renovação automática e gratuita da CNH para motoristas considerados "bons condutores".
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026