Geral
Educação de Arapiraca avança e amplia índice de alfabetização para 69%
Município registra salto expressivo na alfabetização infantil após investimentos em infraestrutura e políticas públicas.
A Educação de Arapiraca alcançou resultados expressivos durante a gestão do prefeito Luciano Barbosa, reflexo do comprometimento e do trabalho contínuo de toda a equipe da Rede Municipal de Ensino.
Desde o retorno de Luciano Barbosa à Prefeitura, em 2021, houve um crescimento significativo no ingresso de crianças, jovens e adultos nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e nas escolas municipais. Como consequência, a assiduidade dos alunos em sala de aula também aumentou.
No mesmo período, escolas e creches passaram por reformas e novas unidades foram construídas, ampliando o acesso da população arapiraquense a uma educação pública de qualidade, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Destaca-se ainda o investimento em formações continuadas e o empenho de gestores, coordenadores pedagógicos, professores e profissionais de apoio da Secretaria de Educação.
Nesse contexto, Arapiraca celebra um marco importante: o crescimento de 31% para 69% no índice de crianças alfabetizadas no município. O resultado comprova que o investimento em educação faz diferença na construção do futuro das novas gerações.
"Quando colocamos a educação no centro das decisões, os resultados aparecem. Em Arapiraca, ampliamos vagas, requalificamos escolas, construímos novas unidades e garantimos que mais crianças estejam aprendendo no tempo certo. O avanço na alfabetização, que hoje alcança 69% dos nossos alunos, é reflexo de uma política pública contínua, séria e comprometida com o presente e o futuro do município", afirmou o prefeito Luciano Barbosa.
Já a secretária Municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto, destacou o esforço coletivo da Rede Municipal.
"Os avanços que celebramos hoje na Educação de Arapiraca são fruto de um trabalho conjunto, pautado no compromisso, no planejamento e no cuidado com cada aluno. Ampliar o acesso, fortalecer a infraestrutura das escolas e garantir a alfabetização na idade certa demonstra que investir em educação transforma realidades e constrói um futuro mais justo", ressaltou a secretária.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026