Geral
Saúde reforça ações do Janeiro Roxo com capacitação de agentes de epidemiologia
Treinamento destaca sinais e sintomas da doença, busca ativa de sintomáticos e planejamento nas unidades de saúde e comunidade
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, realizou nesta terça-feira (13), no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde, em Jaraguá, uma reunião com agentes de epidemiologia e coordenadores dos núcleos de epidemiologia dos oito distritos sanitários de Maceió. O encontro teve como objetivo reforçar as orientações da campanha Janeiro Roxo, além de alinhar estratégias para o enfrentamento da hanseníase no município.
Durante a atividade, foram abordados temas como os principais sinais e sintomas da doença, a importância da busca ativa de sintomáticos e o planejamento de ações integradas junto às unidades de saúde e à comunidade. A iniciativa visa fortalecer o diagnóstico precoce, ampliar o acesso ao tratamento e reduzir a transmissão da hanseníase.
A capacitação faz parte das ações integradas da Campanha Mundial de Luta contra a Hanseníase – Janeiro Roxo, que visa conscientizar a população sobre a doença e combater o estigma ainda associado ao diagnóstico.
Segundo a coordenadora do programa, Vânia Bernardino, a atividade foi fundamental para alinhar as equipes. “O objetivo da capacitação foi falar sobre o Janeiro Roxo, reforçar as orientações sobre sinais e sintomas da hanseníase, a busca de sintomáticos e o planejamento de ações”, destacou.
A SMS segue promovendo atividades educativas e de mobilização ao longo do mês, reafirmando o compromisso com a prevenção, o cuidado integral e a promoção da saúde da população de Maceió.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026




