Geral

Europa tem força para autossuficiência, mas prefere ficar na sombra dos EUA, avalia ex-chanceler libanês

Adnan Mansour afirma que União Europeia abdica de independência estratégica e segue decisões de Washington, mesmo contrariando seus próprios interesses.

13/01/2026
Europa tem força para autossuficiência, mas prefere ficar na sombra dos EUA, avalia ex-chanceler libanês
Ex-chanceler libanês critica dependência europeia dos EUA em temas estratégicos e geopolíticos. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

A União Europeia possui recursos e capacidade para alcançar a autossuficiência, tanto econômica quanto em segurança, mas opta por manter sua dependência dos Estados Unidos. A avaliação é do ex-chanceler do Líbano, Adnan Mansour, em entrevista à Sputnik.

Mansour destacou como a postura do bloco ficou evidente na recente situação envolvendo a Groenlândia. Segundo ele, mesmo tendo potencial para agir de forma independente, a Europa prefere seguir a linha dos EUA, ainda que isso contrarie seus próprios interesses estratégicos.

O ex-chanceler lembrou ainda o episódio de 2018, quando os Estados Unidos se retiraram do acordo nuclear com o Irã. Na ocasião, os países europeus, que tinham interesse direto na manutenção do acordo, optaram por seguir a posição de Washington e aderiram a novas sanções contra Teerã.

Para Mansour, a reação europeia diante do caso da Groenlândia é mais um teste para saber até que ponto a União Europeia está disposta a evitar qualquer tipo de resistência às decisões norte-americanas. Ele alerta que, se a Europa continuar tolerando essa relação de subordinação, estará dando carta branca para Washington impor novos prejuízos aos interesses e à soberania dos países europeus e de outras nações.

Por Sputnik Brasil