Geral

Trump suspende reuniões com Irã e promete apoio a manifestantes

Ex-presidente dos EUA cancela diálogo com autoridades iranianas e incentiva protestos contra repressão no país.

13/01/2026
Trump suspende reuniões com Irã e promete apoio a manifestantes
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou a Truth Social nesta terça-feira (13) para incentivar protestos no Irã e anunciar a suspensão de contatos com autoridades iranianas. As declarações foram feitas no mesmo dia em que o governo americano avaliava possíveis respostas à repressão contra manifestantes no país.

Em uma das mensagens, Trump dirigiu-se diretamente à população iraniana: "Patriotas iranianos, continuem protestando – tomem o controle de suas instituições! Guardem os nomes dos assassinos e abusadores. Eles vão pagar um preço alto". Ele também informou ter cancelado todas as reuniões com autoridades iranianas "até que a matança sem sentido de manifestantes PARE", e acrescentou: "a ajuda está a caminho", sem detalhar a natureza desse apoio.

As publicações de Trump ocorreram no dia em que ele receberia um briefing com autoridades de alto escalão sobre opções de resposta ao Irã, segundo o Wall Street Journal. Entre as alternativas discutidas estavam novas sanções, ações cibernéticas e possíveis medidas militares, conforme fontes do governo americano.