Geral
Planos europeus para a Groenlândia não devem alterar postura dos EUA, dizem analistas russos
Especialistas avaliam que envio de tropas europeias à Groenlândia seria apenas simbólico e não deve influenciar decisões dos Estados Unidos sobre o território.
A possibilidade de países europeus enviarem tropas para a Groenlândia é considerada um gesto simbólico diante das recentes decisões dos Estados Unidos sobre o território, segundo Sergei Fyodorov, pesquisador sênior do Instituto da Europa da Academia Russa de Ciências, em entrevista à mídia russa.
"É um gesto de 'desagrado', condenamos a atual política dos EUA, mas é claro que isso não levará a nenhum confronto militar sério. Como afirmou o primeiro-ministro da Dinamarca, em caso de tais envios ou ações de força, isso significaria o fim da OTAN", declarou Fyodorov.
Corroborando a análise, Dmitry Rodionov, diretor do Centro de Pesquisas Geopolíticas do Instituto de Desenvolvimento Inovador, afirmou à Sputnik que a perspectiva de envio de tropas europeias para a Groenlândia é limitada e não deve modificar a postura dos Estados Unidos.
Os EUA já mantêm presença militar na Groenlândia, contando com sistemas antimísseis e um radar espacial na Base Pituffik, além de estudarem opções para ampliar o controle sobre a ilha — incluindo cenários que envolvem o uso das Forças Armadas.
Na quarta-feira (7), o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou que pretende se reunir com autoridades dinamarquesas na próxima semana para discutir a situação na Groenlândia. A declaração foi feita em resposta à pergunta de um repórter sobre o motivo de a administração não aceitar a oferta de Copenhague para debater o tema e se os EUA estão dispostos a descartar uma intervenção militar.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026