Geral

São Paulo enfrenta onda de calor e alerta para fortes chuvas nesta semana

Capital paulista terá precipitações intensas e temperaturas elevadas até sexta-feira, segundo CGE e Inmet

13/01/2026
São Paulo enfrenta onda de calor e alerta para fortes chuvas nesta semana
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A cidade de São Paulo permanece sob alerta devido à combinação de onda de calor e fortes chuvas previstas para os próximos dias. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, áreas de instabilidade vindas do interior paulista, associadas ao calor e à umidade, devem provocar precipitações mais intensas entre quarta-feira, 14, e sexta-feira, 16.

Na manhã desta terça-feira, 13, a capital amanheceu com tempo nublado e chuvisco, mas os termômetros seguem em alta, com máxima prevista de 31°C. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém um alerta laranja para onda de calor até quarta-feira, 14, válido também para a cidade de São Paulo.

Para o período da tarde desta terça, há previsão de chuva, com risco de rajadas de vento, queda de granizo, formação de alagamentos, elevação do nível dos rios e queda de árvores.

Na quarta-feira, 14, a madrugada terá céu nublado e temperatura em torno de 20°C. Durante a manhã, podem ocorrer pancadas isoladas de chuva rápida, mas as precipitações devem ganhar força à tarde e se estender pela noite, com máxima de 29°C, informa o CGE.

Já na quinta-feira, 15, o sol aparece entre muitas nuvens e as pancadas de chuva persistem ao longo do dia, impedindo a elevação significativa da temperatura. A máxima prevista é de 27°C.

Quando as temperaturas devem diminuir?

Segundo a Meteoblue, a chuva continua nos próximos dias, especialmente até sexta-feira, 16. As temperaturas começam a ficar mais amenas, mas até domingo, 18, a máxima ainda se mantém próxima dos 30°C.

Na segunda-feira, 19, a previsão é de tempo nublado, com máxima de 25°C. Na terça-feira, 20, os termômetros devem registrar queda ainda maior, atingindo até 20°C na capital paulista.