Geral
PF mira deputado Félix Mendonça em nova fase de operação contra corrupção autorizada pelo STF
Polícia Federal cumpre mandados de busca e bloqueia R$ 24 milhões em investigação sobre desvio de emendas parlamentares.
A Polícia Federal deflagrou uma nova fase da Operação Overclean, que investiga um esquema de desvio de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro. A ação teve como alvo o deputado federal Félix Mendonça (PDT‑BA), com mandados de busca e apreensão autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo seu apartamento funcional em Brasília.
O STF também determinou o bloqueio de R$ 24 milhões dos investigados para impedir movimentações ilícitas e garantir eventual ressarcimento aos cofres públicos.
Segundo informações da Folha de S.Paulo, os investigados podem responder por crimes como organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e lavagem de dinheiro. A operação contou com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal, ampliando o alcance das investigações.
Félix Mendonça já havia sido alvo da mesma operação em junho do ano passado. Na ocasião, a Polícia Federal apontou que um grupo criminoso atuava para liberar emendas destinadas a municípios baianos entre 2021 e 2024, mediante o pagamento de vantagens indevidas e manipulação de licitações. Um assessor do parlamentar era apontado como operador financeiro do esquema.
À época, o deputado declarou ter sido surpreendido pela ação e negou qualquer irregularidade na destinação de suas emendas, afirmando não ter enviado recursos para finalidades ilícitas. Ele disse que tudo deveria ser esclarecido, reconhecendo, porém, que a operação representava "uma mancha".
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026