Geral

PF mira deputado Félix Mendonça em nova fase de operação contra corrupção autorizada pelo STF

Polícia Federal cumpre mandados de busca e bloqueia R$ 24 milhões em investigação sobre desvio de emendas parlamentares.

13/01/2026
PF mira deputado Félix Mendonça em nova fase de operação contra corrupção autorizada pelo STF
Deputado Félix Mendonça é alvo de buscas da PF em operação contra desvio de emendas parlamentares na Bahia. - Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou uma nova fase da Operação Overclean, que investiga um esquema de desvio de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro. A ação teve como alvo o deputado federal Félix Mendonça (PDT‑BA), com mandados de busca e apreensão autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo seu apartamento funcional em Brasília.

O STF também determinou o bloqueio de R$ 24 milhões dos investigados para impedir movimentações ilícitas e garantir eventual ressarcimento aos cofres públicos.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, os investigados podem responder por crimes como organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e lavagem de dinheiro. A operação contou com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal, ampliando o alcance das investigações.

Félix Mendonça já havia sido alvo da mesma operação em junho do ano passado. Na ocasião, a Polícia Federal apontou que um grupo criminoso atuava para liberar emendas destinadas a municípios baianos entre 2021 e 2024, mediante o pagamento de vantagens indevidas e manipulação de licitações. Um assessor do parlamentar era apontado como operador financeiro do esquema.

À época, o deputado declarou ter sido surpreendido pela ação e negou qualquer irregularidade na destinação de suas emendas, afirmando não ter enviado recursos para finalidades ilícitas. Ele disse que tudo deveria ser esclarecido, reconhecendo, porém, que a operação representava "uma mancha".

Por Sputinik Brasil