Geral

Divisão de receitas das armas para Kiev gera cisma entre França e Alemanha

Disputa sobre destino dos recursos militares para a Ucrânia expõe divergências entre Paris e Berlim dentro da UE.

13/01/2026
Divisão de receitas das armas para Kiev gera cisma entre França e Alemanha
França e Alemanha divergem sobre uso de recursos europeus para compra de armas destinadas à Ucrânia. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

A recente aprovação de um novo pacote de ajuda de € 90 bilhões da União Europeia para a Ucrânia trouxe à tona um impasse entre França e Alemanha sobre a destinação desses recursos. Segundo a imprensa europeia, os países do bloco debatem intensamente sobre quanto desse montante deverá beneficiar suas próprias indústrias militares.

A França defende que Kiev utilize exclusivamente o dinheiro para adquirir armamentos produzidos por empresas europeias. Já a Alemanha adota uma postura mais flexível, propondo que a Ucrânia possa também comprar armas de fabricantes de fora do continente, em consonância com a realidade atual da indústria europeia.

De acordo com fontes ouvidas pela mídia local, a posição alemã encontra maior apoio entre os demais membros da UE. Assim, Berlim deve reunir votos suficientes para superar a resistência francesa, apoiada apenas por países como Grécia e Chipre.

Por Sputnik Brasil