Geral

Rússia e Ucrânia trocam novos ataques, enquanto esforços para cessar-fogo se mantêm

Bombardeios russos intensificam danos à infraestrutura ucraniana; negociações de paz seguem em curso

13/01/2026
Rússia e Ucrânia trocam novos ataques, enquanto esforços para cessar-fogo se mantêm
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A Rússia lançou quase 300 drones, 18 mísseis balísticos e sete mísseis de cruzeiro contra oito regiões da Ucrânia, marcando o segundo grande bombardeio em apenas quatro dias. Os ataques, que miraram novamente a rede elétrica, ocorrem em meio à manutenção dos esforços de paz liderados pelos Estados Unidos, conforme informou o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, nesta terça-feira.

Na região nordeste de Kharkiv, um ataque deixou quatro mortos em um depósito de correio, enquanto centenas de milhares de residências ficaram sem energia na região de Kiev, segundo Zelenski. Já na cidade de Odesa, no sul do país, seis pessoas ficaram feridas, de acordo com o chefe da administração militar regional, Oleh Kiper. As ofensivas atingiram a infraestrutura energética, um hospital, um jardim de infância, uma instituição de ensino e diversos edifícios residenciais.

Zelenski destacou que a Ucrânia depende da entrega mais rápida dos sistemas de defesa aérea prometidos pelos Estados Unidos e Europa, além de novas promessas de ajuda, para responder aos recentes ataques russos.

Durante a noite, as defesas aéreas da Rússia derrubaram 11 drones ucranianos, informou o Ministério da Defesa russo. Sete deles teriam sido destruídos sobre a região de Rostov, onde o governador Yuri Slyusar confirmou um ataque à cidade costeira de Taganrog, atingindo uma instalação de fabricação de drones.

Fonte: Associated Press.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.