Geral

Fazendeiros franceses protestam com 350 tratores contra acordo entre UE e Mercosul

Produtores rurais bloqueiam ruas de Paris em manifestação contra baixos salários e acordo comercial que ameaça o setor agrícola francês.

13/01/2026
Fazendeiros franceses protestam com 350 tratores contra acordo entre UE e Mercosul
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Agricultores franceses levaram cerca de 350 tratores às principais avenidas de Paris nesta terça-feira (13), em protesto contra os baixos salários e o acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, que, segundo eles, ameaça os meios de subsistência do setor agrícola.

Escoltados pela polícia, os tratores provocaram congestionamentos durante o horário de pico, atravessando a Champs-Élysées e outras vias importantes da capital francesa, até chegarem à Assembleia Nacional, após cruzarem o rio Sena.

A insatisfação dos agricultores na França e em outros países europeus tem crescido diante de diversos desafios. Os sindicatos responsáveis pela mobilização desta terça-feira exigem "ações concretas e imediatas" para garantir a segurança alimentar do país.

A porta-voz do governo francês, Maud Bregeon, afirmou à emissora TF1 que o governo deverá anunciar em breve novas medidas de apoio ao setor agrícola.

Apesar da oposição do presidente Emmanuel Macron e de seu governo ao acordo UE-Mercosul, a expectativa é de que o tratado seja assinado no Paraguai neste sábado, contando com o apoio da maioria dos países do bloco europeu.

Os agricultores europeus têm criticado o acordo, temendo que ele acarrete uma enxurrada de importações a preços mais baixos, prejudicando a produção local. O Mercosul é formado por Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

(Com informações da Associated Press).