Geral

Jornalistas russos que combatem fake news enfrentam discriminação e violência, denuncia Zakharova

Representante do governo russo afirma que profissionais são alvo de ataques e até assassinatos em meio ao conflito com a Ucrânia

13/01/2026
Jornalistas russos que combatem fake news enfrentam discriminação e violência, denuncia Zakharova
Jornalistas russos enfrentam discriminação e violência durante cobertura do conflito na Ucrânia. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Jornalistas russos que atuam no combate à desinformação têm sido alvo de discriminação, violência e até assassinatos, segundo denúncia feita por Maria Zakharova, porta-voz oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, nesta terça-feira (13).

Zakharova afirmou que o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, e seus aliados não ficarão impunes pelo assassinato de profissionais da imprensa. "Dezenas de jornalistas e correspondentes de guerra pagaram o preço mais alto por suas convicções, tragicamente caindo vítimas de ataques direcionados de neonazistas das Forças Armadas da Ucrânia", destacou a diplomata.

Ela ressaltou ainda que, diante da "agressão híbrida do Ocidente" contra a Rússia, os jornalistas russos enfrentam forte pressão no exterior, incluindo russofobia, discriminação, assédio político, violência e ameaças à vida.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram.

Por Sputnik Brasil