Geral
Tesouro dos EUA convoca parceiros para fortalecer cadeias de minerais críticos
Secretário do Tesouro reúne ministros de países aliados para discutir estratégias de resiliência e diversificação no setor
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, reuniu ministros das Finanças de países aliados para debater soluções que garantam e diversifiquem as cadeias de suprimento de minerais críticos, com ênfase especial nos elementos de terras raras.
O encontro contou com a participação de representantes da Austrália, Canadá, União Europeia, México e Reino Unido, além do Representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer; do presidente e diretor do Banco de Exportação e Importação dos EUA, John Jovanovic; e do diretor executivo do JP Morgan, Jay Horine.
Durante as discussões, houve consenso sobre a necessidade urgente de enfrentar vulnerabilidades presentes nas cadeias de suprimento desses minerais, conforme comunicado do Departamento do Tesouro. “Os Estados Unidos destacaram ações e investimentos já realizados, bem como etapas planejadas para criar cadeias de suprimento de minerais críticos resilientes, seguras e diversificadas”, informou a nota oficial.
Bessent manifestou otimismo quanto à busca de um equilíbrio prudente de riscos, em vez de um desacoplamento entre as nações, e reforçou a compreensão coletiva sobre a importância de corrigir deficiências atuais nas cadeias de suprimento. Segundo o comunicado, ele encorajou os participantes a fortalecerem a resiliência de seus sistemas de abastecimento.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026