Geral

Trump impõe tarifa de 25% a países que mantiverem relações comerciais com o Irã

EUA endurecem sanções e ameaçam parceiros comerciais do Irã em meio à crise e protestos em Teerã

12/01/2026
Trump impõe tarifa de 25% a países que mantiverem relações comerciais com o Irã
Donald Trump anuncia tarifa de 25% para países que negociarem com o Irã, intensificando sanções.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (12) a aplicação imediata de uma tarifa de 25% sobre todos os países que realizarem negócios com a República Islâmica do Irã.

De acordo com Trump, qualquer país que mantiver relações comerciais com o Irã sofrerá a incidência da tarifa sobre todas as transações realizadas com os Estados Unidos.

"Com efeito imediato, qualquer país que faça negócios com a República Islâmica do Irã pagará uma tarifa de 25% sobre todas as transações realizadas com os Estados Unidos da América", declarou Trump em sua rede social. "Esta ordem é definitiva e irrecorrível", acrescentou.

Notícias relacionadas:

Protestos

O anúncio ocorre em meio a uma das maiores ondas de protestos dos últimos anos no Irã, que já resultaram em dezenas de mortes e milhares de prisões.

Neste domingo (11) e segunda-feira, também foram registrados atos em apoio ao regime iraniano, que criticaram as manifestações violentas recentes.

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, declarou que protestos pacíficos são tolerados, mas atribuiu os distúrbios recentes a "terroristas do estrangeiro", alegando que tais ações buscam justificar uma intervenção dos EUA e de Israel.

Em resposta à onda de protestos, autoridades iranianas têm reprimido manifestações com uso de força letal. Segundo organizações não governamentais, já foram registradas pelo menos 600 mortes.

Nos últimos dias, Trump reiterou ameaças de intervenção no Irã, afirmando dispor de "opções muito fortes", incluindo a via militar, e revelou estar em contato com líderes da oposição iraniana.