Geral
Trump impõe tarifa de 25% a países que mantiverem relações comerciais com o Irã
EUA endurecem sanções e ameaçam parceiros comerciais do Irã em meio à crise e protestos em Teerã
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (12) a aplicação imediata de uma tarifa de 25% sobre todos os países que realizarem negócios com a República Islâmica do Irã.
De acordo com Trump, qualquer país que mantiver relações comerciais com o Irã sofrerá a incidência da tarifa sobre todas as transações realizadas com os Estados Unidos.
"Com efeito imediato, qualquer país que faça negócios com a República Islâmica do Irã pagará uma tarifa de 25% sobre todas as transações realizadas com os Estados Unidos da América", declarou Trump em sua rede social. "Esta ordem é definitiva e irrecorrível", acrescentou.
Notícias relacionadas:
- Atos pró-regime no Irã criticam distúrbios e interferência estrangeira.
- Trump diz que Estados Unidos “estão prontos para ajudar o Irã”.
Protestos
O anúncio ocorre em meio a uma das maiores ondas de protestos dos últimos anos no Irã, que já resultaram em dezenas de mortes e milhares de prisões.
Neste domingo (11) e segunda-feira, também foram registrados atos em apoio ao regime iraniano, que criticaram as manifestações violentas recentes.
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, declarou que protestos pacíficos são tolerados, mas atribuiu os distúrbios recentes a "terroristas do estrangeiro", alegando que tais ações buscam justificar uma intervenção dos EUA e de Israel.
Em resposta à onda de protestos, autoridades iranianas têm reprimido manifestações com uso de força letal. Segundo organizações não governamentais, já foram registradas pelo menos 600 mortes.
Nos últimos dias, Trump reiterou ameaças de intervenção no Irã, afirmando dispor de "opções muito fortes", incluindo a via militar, e revelou estar em contato com líderes da oposição iraniana.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026