Geral

Senadores republicanos ampliam críticas à pressão de Trump sobre o Federal Reserve

Parlamentares do partido reagem à investigação do Departamento de Justiça e defendem autonomia do banco central dos EUA.

12/01/2026
Senadores republicanos ampliam críticas à pressão de Trump sobre o Federal Reserve
Federal Reserve - Foto: Depositphotos Foto: https://depositphotos.com/

Senadores republicanos intensificaram as críticas à investigação conduzida pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) sobre o Federal Reserve (Fed) e manifestaram apoio à independência do banco central norte-americano.

O senador Kevin Kramer, da Dakota do Norte, declarou à CNBC considerar Jerome Powell um "mau presidente do Fed", mas frisou que "não acredita, no entanto, que ele seja um criminoso". Kramer integra o Comitê Bancário do Senado.

Mais cedo, o senador Thom Tillis, também republicano, afirmou em publicação no X que não restam dúvidas de que assessores do governo Trump estariam agindo para minar a independência do Federal Reserve. Segundo Tillis, a situação agora questiona também a autonomia e credibilidade do Departamento de Justiça.

A senadora Lisa Murkowski declarou apoio ao plano de Tillis de bloquear as indicações de Donald Trump para o Fed. Assim como Kramer, Tillis faz parte do Comitê Bancário do Senado, responsável por aprovar os indicados presidenciais ao Fed antes da votação em plenário.

As reações dos parlamentares indicam um potencial afastamento entre o governo Trump e republicanos no Congresso, com aumento das divergências em temas sensíveis, como a condução das operações dos EUA na Venezuela.