Geral
Trem da Linha 17-Ouro chega ao aeroporto de Congonhas em teste inédito
Com 95% das obras concluídas, monotrilho realiza primeiro trajeto experimental até o terminal aéreo; previsão de inauguração é para março de 2026.
Pela primeira vez, um trem da Linha 17-Ouro chegou à estação do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, durante um teste realizado neste domingo, 12. O objetivo foi avaliar o sistema de sinalização e controle dos trens no novo trecho do monotrilho.
Operada pelo Metrô, a Linha 17-Ouro terá formato em Y em sua primeira fase. Os trens partirão da estação Morumbi e, após passarem por seis estações, poderão seguir para o ramal do aeroporto ou para o da estação Washington Luís. O teste deste domingo marcou a estreia do percurso com destino ao aeroporto.
A composição saiu do Pátio Água Espraiada, passou pela estação Washington Luís e seguiu até a futura estação Brooklin Paulista. De lá, retornou em direção à estação que fará a conexão direta de Congonhas à rede sobre trilhos. Durante o trajeto, o trem circulou em velocidade reduzida, entre 10 e 20 km/h, para permitir medições técnicas.
De acordo com o governo do Estado de São Paulo, as obras da Linha 17-Ouro atingiram 95% de execução e a previsão é de que o primeiro trecho, com oito estações, seja aberto até o final de março de 2026.
A estação do aeroporto de Congonhas já conta com 97% das obras finalizadas. Os trabalhos atuais concentram-se no acabamento interno, comunicação visual e intervenções externas nos acessos, além da fase de testes dos sistemas.
Quando inaugurada, a linha terá 6,7 quilômetros de extensão, ligando a estação Morumbi — integrada à Linha 9-Esmeralda — ao aeroporto, na Zona Sul da capital. A expectativa é de que 100 mil pessoas utilizem o serviço diariamente. Oito dos 14 trens previstos para operar já estão em fase de testes.
Atrasos e retomadas
A entrega da Linha 17-Ouro encerra uma longa trajetória de atrasos, marcada por rompimentos unilaterais de contratos, envolvimento de construtoras na Operação Lava Jato e impactos da pandemia de covid-19.
O projeto inicial previa a conclusão em três anos, com funcionamento a tempo da Copa do Mundo de 2014, conectando o aeroporto de Congonhas ao estádio do Morumbi de forma rápida e econômica. No entanto, a obra enfrentou diversas interrupções até a previsão atual de inauguração em março de 2026.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026