Geral

Recurso do BC no processo do caso Master será julgado dia 21, diz presidente do TCU

Vital do Rêgo confirma que plenário analisará embargos do Banco Central sobre liquidação do Banco Master na próxima semana

12/01/2026
Recurso do BC no processo do caso Master será julgado dia 21, diz presidente do TCU
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, anunciou nesta segunda-feira, 12, que o recurso apresentado pelo Banco Central no processo que apura a liquidação do Banco Master será julgado na quarta-feira, dia 21. O prazo para o julgamento dos embargos foi definido em comum acordo com o ministro Jonathan de Jesus, relator do caso.

Mais cedo, Vital do Rêgo participou de uma reunião com Jonathan de Jesus e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, na sede da autoridade monetária, em Brasília.

O encontro foi agendado na semana passada, em meio ao clima de tensão entre o BC e o TCU devido à investigação em andamento.

Em dezembro, o ministro Jonathan de Jesus autorizou o início da apuração para verificar se houve "precipitação" por parte do Banco Central ao decretar a liquidação do Banco Master, ocorrida em 18 de novembro.

O relator solicitou esclarecimentos ao BC. Após análise das respostas, auditores do TCU concluíram, de forma preliminar, que a autarquia agiu corretamente no processo que resultou na liquidação. No entanto, no sábado, Jonathan de Jesus ressaltou em nota que o posicionamento dos técnicos não representa uma decisão final da corte.

De acordo com o ministro, foram os próprios auditores do TCU que solicitaram uma inspeção in loco no Banco Central para acessar documentos sigilosos relacionados ao caso. Jesus chegou a autorizar a inspeção na segunda-feira, dia 5, mas voltou atrás na quinta-feira, dia 8, acolhendo recurso do BC. Com isso, a realização da inspeção será submetida à decisão do plenário do TCU na próxima semana.