Geral
Núcleo de Excelência em Tecnologias celebra 15 anos com certificação internacional
Marco histórico é consolidado no ano em que a Ufal comemora 65 anos; certificação é uma das normas internacionais mais rigorosas em segurança da informação
O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) completa 15 anos consolidando-se como um dos mais relevantes centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação aplicada às políticas públicas no Brasil. Vinculado ao Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Nees faz aniversário em sintonia com a história da universidade, que completa 65 anos em 2026. E as celebrações chegam com uma conquista especial: a certificação ABNT NBR ISO/IEC 27001, uma das normas internacionais mais rigorosas em segurança da informação.
O reconhecimento foi concedido pela QMS Certification e torna a Ufal a primeira universidade federal brasileira a obter essa certificação, segundo a Internacional Accreditation Forum (IAF). O título reforça a qualidade do trabalho realizado pelo Nees ao longo de uma década e meia e a excelência da Ufal como uma das principais instituições públicas de ensino do Nordeste. “Essa conquista reafirma o compromisso com a gestão ética e a segurança da informação”, destaca o diretor executivo do Nees e presidente do Conselho de Administração, Edmilson Fialho.
Aos 65 anos, a Ufal reúne cerca de 1.400 docentes, 1.700 técnicos-administrativos e aproximadamente 28 mil estudantes de graduação e pós-graduação. Já o Nees tem pesquisadores de mais de 50 universidades do Brasil e do exterior. “O Nees foi um grupo que começou pequeno, com três pesquisadores, e hoje temos cerca de mil bolsistas”, observa Fialho. “Somos um hub de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Nosso time conta com 180 doutores e parcerias com instituições como as Universidades de Harvard e Oxford “, afirma o diretor executivo do Nees.
Ao longo desses 15 anos, o Nees desenvolveu mais de 20 projetos, muitos deles de grande escala e relevância nacional. Entre os destaques estão a participação em iniciativas do governo federal como o programa Pé-de-Meia e ações vinculadas ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), ambos do Ministério da Educação (MEC), que reforçam o protagonismo do núcleo na formulação e implementação de políticas públicas educacionais baseadas em evidências e tecnologia.
Certificação
A ISO 27001 atesta que a Ufal/IC/Nees possui um Sistema de Gestão da Segurança da Informação (SGSI) estruturado, capaz de preservar a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações por meio de um processo contínuo de gestão de riscos. A certificação oferece confiança de que os dados são tratados com responsabilidade, segurança e em conformidade com requisitos legais e contratuais, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Para Edmilson Fialho, esse é um diferencial construído ao longo do tempo. “Temos um sistema de gestão e de governança muito sólido, com controle em tudo o que fazemos”, afirma. Essa estrutura organizacional foi fundamental para que o Nees alcançasse um padrão internacional de segurança da informação e reconhecimento global.
Inicialmente criado com foco na área educacional, o Nees ampliou seu escopo de atuação e hoje os projetos dialogam com outras áreas como cultura e assistência social. “Percebemos a necessidade de expandir nosso foco e decidimos, a partir de 2026, alinhar nossas atuações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU”, explica Fialho.
“Mais do que uma atualização estratégica, essa diretriz representa a consolidação de um caminho já trilhado pelo Nees por meio de projetos inovadores e agora incorporado como política institucional, ampliando ainda mais o impacto social das políticas públicas que nosso time contribui”, diz o diretor do Nees.

Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026