Geral
Ex-presidentes do Fed veem ameaça à independência em investigação do governo Trump
Líderes históricos do banco central dos EUA criticam ação contra Jerome Powell e alertam para riscos à credibilidade econômica do país.
Ex-presidentes do Federal Reserve (Fed) emitiram nesta segunda-feira, 12, um comunicado alertando para riscos à economia dos Estados Unidos diante da investigação criminal do governo Donald Trump contra o atual presidente do banco central, Jerome Powell. Segundo a Reuters, o texto classifica a iniciativa como uma ameaça direta à independência da autoridade monetária.
De acordo com o comunicado, a investigação representa "uma tentativa sem precedentes de usar ataques de natureza judicial para minar essa independência". O documento é assinado pelos três últimos presidentes do Fed — Janet Yellen, Ben Bernanke e Alan Greenspan — além de outros ex-dirigentes da política econômica federal.
O texto compara a situação nos Estados Unidos a práticas mais comuns em países emergentes, afirmando que "é assim que a política monetária é conduzida em mercados emergentes com instituições fracas". Segundo o comunicado, esse tipo de interferência tem "consequências altamente negativas para a inflação e para o funcionamento mais amplo de suas economias".
Ainda segundo a nota, esse tipo de conduta "não tem lugar nos Estados Unidos", cuja principal força, segundo os signatários, é o respeito às instituições. O comunicado destaca que "o Estado de Direito está na base de nosso sucesso econômico" e que a independência do banco central é parte essencial desse arcabouço institucional.
Os ex-presidentes do Fed alertam que ataques à autonomia da autoridade monetária podem afetar não apenas a condução da política de juros, mas também a credibilidade econômica do país, com impactos potenciais sobre decisões de investimento, inflação e crescimento.
Com informações da Associated Press
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026