Geral
Prefeitura de Arapiraca reforça alerta sobre queimadas e descarte irregular de lixo
Gestão municipal orienta população sobre riscos, penalidades e canais para denúncias de crimes ambientais.
Foto: Ascom Arapiraca
Além de prejudicar a saúde da população, principalmente de crianças e idosos devido à fumaça tóxica, as queimadas provocam danos irreversíveis à fauna e à flora do município. Diante desse cenário, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA), reforça o alerta à população sobre os riscos e consequências desse ato criminoso em áreas ambientais.
Provocar queimadas é crime e está sujeito a multas e outras penalidades, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). A prefeitura orienta que, diante de qualquer foco de incêndio, a população acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a SMDUMA, por meio do site Integra Arapiraca.
O descarte irregular de lixo é uma das principais causas desse tipo de crime ambiental. Muitas vezes, as queimadas são utilizadas como forma de eliminar resíduos rapidamente, mas podem gerar grandes prejuízos materiais e ambientais, atingindo vegetação nativa, áreas residenciais e até redes elétricas.
Também é comum o uso do fogo para descartar restos de poda, prática igualmente considerada crime ambiental. Toda atividade de supressão de árvores e limpeza de terrenos deve ser realizada por órgão licenciado, como a SMDUMA. O serviço é gratuito e pode ser solicitado através da assistente virtual Cida, no WhatsApp 82 97604-5269.
Para evitar danos ambientais e à saúde pública, é fundamental que a população respeite o cronograma de coleta de lixo do município, que atende diariamente os bairros de Arapiraca. O compromisso coletivo de cada cidadão com os dias e horários de recolhimento contribui para manter a cidade limpa e segura.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026