Geral
Vendas de Mercedes-Benz e Volkswagen despencam com tarifas e forte concorrência da China
Montadoras alemãs enfrentam retração nas vendas em 2025 devido a tarifas, competição chinesa e mudanças nos EUA.
As montadoras alemãs Mercedes-Benz e Volkswagen registraram queda significativa nas vendas globais em 2025, reflexo de um cenário internacional desafiador, marcado pelo impacto de tarifas, concorrência acirrada na China e ajustes operacionais no mercado norte-americano.
A Mercedes-Benz reportou recuo de 9% nas vendas mundiais de automóveis, totalizando 1,8 milhão de unidades no ano. Na China, principal mercado da marca, a retração foi ainda mais acentuada, com queda de 19%. Nos Estados Unidos, as vendas diminuíram 12%, em meio a uma gestão rigorosa de estoques e interrupções comerciais.
De acordo com a empresa, "de forma geral, as vendas foram influenciadas por tarifas e pelo ambiente competitivo do mercado".
Na Europa, as vendas da Mercedes-Benz caíram 1%. Apesar disso, a montadora destacou que o quarto trimestre foi o mais forte do ano, registrando crescimento sequencial em todas as regiões. As vendas de veículos elétricos a bateria cresceram 3% no período, impulsionadas pelo lançamento do novo CLA elétrico. Os pedidos do CLA e do GLC elétricos superaram as expectativas, com a carteira de vendas preenchida até a segunda metade de 2026.
Já a Volkswagen contabilizou queda de 0,5% nas entregas globais em 2025, somando 8,98 milhões de veículos. Na China, as entregas recuaram 8%, totalizando 2,69 milhões de unidades, pressionadas pela forte concorrência, tarifas e pelo fim dos subsídios a veículos elétricos nos Estados Unidos.
No quarto trimestre, as entregas do grupo Volkswagen caíram 4,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. "A intensa situação competitiva na China, assim como as tarifas e a descontinuação dos subsídios a veículos elétricos nos EUA, impactaram nossos negócios", afirmou Marco Schubert, membro do comitê executivo ampliado da companhia.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026