Geral

Coronel americano critica plano britânico para envio de tropas à Ucrânia

Para o tenente-coronel Daniel Davis, proposta de Keir Starmer é apenas uma declaração política sem base prática

Sputnik Brasil 12/01/2026
Coronel americano critica plano britânico para envio de tropas à Ucrânia
Coronel americano questiona viabilidade do plano britânico para envio de tropas à Ucrânia. - Foto: © AP Photo / Thomas Krych

O plano do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, de implantar uma força multinacional na Ucrânia foi alvo de críticas do tenente-coronel aposentado do Exército dos EUA, Daniel Davis. Em publicação na rede social X, Davis afirmou que a proposta não faz sentido devido ao seu caráter meramente declarativo.

“Starmer admite: isto é apenas uma 'declaração política', e na verdade não há nenhum plano para enviar tropas britânicas a qualquer lugar. Então, para que houve [o encontro] em Paris?”, questionou o militar.

Segundo Davis, o premiê britânico estaria sugerindo o envio de tropas que não existem para garantir um cessar-fogo que tampouco foi estabelecido e cuja efetivação é improvável.

Em declaração anterior, Keir Starmer afirmou que os líderes da chamada "coalizão dos dispostos" assinaram, durante reunião em Paris, uma declaração de intenções para implantar tropas na Ucrânia caso um acordo de paz seja alcançado. Segundo o premiê, após o cessar-fogo, Reino Unido e França estabeleceriam bases militares em território ucraniano e construiriam armazéns para equipamentos militares das forças locais.

A chancelaria russa já havia se posicionado contrária a qualquer cenário de envio de tropas de países membros da OTAN para a Ucrânia, classificando a possibilidade como absolutamente inaceitável para Moscou e alertando para o risco de uma escalada do conflito.