Geral
Lula determina apuração de falhas da Enel em São Paulo
Presidente aciona AGU, CGU e Aneel para garantir serviço eficiente de energia na região metropolitana
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a autoridades do Executivo e do setor elétrico que adotem todas as medidas cabíveis e necessárias para garantir a prestação adequada, contínua e eficiente do serviço público de distribuição de energia elétrica à população da região metropolitana de São Paulo.
A determinação consta de despacho publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (12).
O serviço de distribuição de energia na capital e região metropolitana de São Paulo é prestado pela Enel SP.
O despacho, endereçado ao Ministério de Minas e Energia, à Advocacia-Geral da União (AGU), à Controladoria-Geral da União (CGU) e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi motivado por falhas na prestação do serviço na Grande São Paulo.
Lula determinou à AGU a elaboração de um relatório detalhado sobre as providências adotadas pela concessionária de energia elétrica desde a primeira grande interrupção, utilizando todas as medidas judiciais e extrajudiciais necessárias, inclusive com requisição de informações junto à Aneel.
À CGU, o presidente solicitou a identificação de eventuais responsabilidades dos entes federativos envolvidos. Também pediu que o órgão verifique, junto à Aneel, as razões para a ausência de atuação tempestiva dos órgãos competentes, diante dos reiterados pedidos do Ministério de Minas e Energia para instauração de processo administrativo sobre as falhas recorrentes na prestação do serviço.
Notícias relacionadas:
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026