Geral
Novos acordos de livre comércio ampliam o alcance do Brasil no mercado global
Entrada em vigor de tratados com União Europeia, EFTA e Cingapura eleva participação brasileira no comércio internacional e abre oportunidades para exportadores.
Com a entrada em vigor dos acordos Mercosul–União Europeia, Mercosul–EFTA e Mercosul–Cingapura, o comércio exterior brasileiro passa a contar com quase um terço de suas operações beneficiadas por tarifas reduzidas ou zeradas. A medida amplia o grau de integração internacional do país e abre novas oportunidades para o setor produtivo nacional.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, a parcela do intercâmbio comercial beneficiada por acesso preferencial salta de 12,4% para 31,2%.
O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, destaca que a ampliação das preferências comerciais fortalece a competitividade da economia brasileira, estimula investimentos e contribui para a geração de empregos de qualidade.
Além desses três tratados, o Mercosul conduz negociações com outros oito países e blocos, entre eles Emirados Árabes Unidos, Canadá, Vietnã, Indonésia e Índia, o que pode expandir ainda mais o alcance global das exportações brasileiras.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026