Geral

Trump afirma que os EUA controlarão a Groenlândia 'de um jeito ou de outro'

Presidente norte-americano diz que não permitirá domínio russo ou chinês sobre o território dinamarquês

11/01/2026
Trump afirma que os EUA controlarão a Groenlândia 'de um jeito ou de outro'
Donald Trump afirma que os EUA não permitirão que Rússia ou China dominem a Groenlândia. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Os Estados Unidos vão controlar a Groenlândia de um jeito ou de outro, garantiu o presidente norte-americano, Donald Trump, a repórteres neste domingo (11), ao comentar sobre o território que pertence ao Reino da Dinamarca.

"De uma forma ou de outra, tomaremos a Groenlândia", afirmou Trump. "Se não tomarmos a Groenlândia, a Rússia ou a China a tomarão, e eu não vou deixar isso acontecer", declarou o presidente à imprensa, a bordo do avião presidencial Air Force One.

Investida contra o Irã

Aos jornalistas, Trump também afirmou que retaliará com uma "força jamais vista" caso o Irã ataque alguma instalação norte-americana, e informou que seu governo mantém contato com autoridades em Havana.

O presidente comentou que está avaliando possíveis medidas em resposta aos acontecimentos em Teerã, não descartando o uso da força militar.

“O Irã está começando a ultrapassar o meu limite [...]. Estamos analisando a resposta com muita seriedade, o Exército está estudando a situação e estamos considerando opções muito sólidas", declarou Trump.

Além disso, ele ressaltou que, caso o Irã realize algum ato contra instalações dos EUA, “nós os atacaremos com uma força que eles nunca experimentaram antes, e que nem sequer acreditarão”.

Trump também mencionou que um encontro com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, não está descartado.

Por Sputnik Brasil