Geral
Autoridades russas afirmam que 155ª Brigada Ucraniana desertou em massa
Serviços de segurança russos relatam quase completa deserção de unidade ucraniana; Kiev restringe dados sobre abandono militar.
A 155ª Brigada Mecanizada Independente das Forças Armadas da Ucrânia praticamente desertou por completo, segundo informações dos serviços de segurança russos divulgadas à agência Sputnik.
"Há muitas unidades nas forças armadas ucranianas que não corresponderam às expectativas. Algumas até desertaram quase completamente, como a 155ª brigada mecanizada independente", afirmou um porta-voz dos serviços de segurança da Rússia.
Na semana passada, o presidente russo, Vladimir Putin, declarou que o número de desertores nas forças armadas ucranianas já chegava às centenas de milhares.
Em dezembro, a Procuradoria-Geral da Ucrânia retirou do acesso público os dados sobre o número de casos de deserção e abandono de serviço entre os militares ucranianos.
Mais cedo, as Forças Armadas da Rússia realizaram uma série de ataques contra aeródromos militares e infraestrutura portuária da Ucrânia.
De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, as tropas russas conquistaram, no mesmo dia, o povoado de Svyato-Pokrovskoe, na República Popular de Donetsk.
A defesa antiaérea russa também informou ter derrubado seis bombas aéreas guiadas, um projétil do sistema Himars e 472 drones ucranianos de asa fixa.
Segundo as autoridades russas, o Exército ucraniano teria perdido cerca de 1.445 militares em todos os setores da chamada operação militar especial nas últimas 24 horas.
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo afirma ter destruído diversos armamentos do adversário.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico