Geral

Rússia compara bloqueio dos EUA à Venezuela a pirataria no Caribe

Ministério russo critica sanções dos Estados Unidos e pede pragmatismo para evitar crise

25/12/2025
Rússia compara bloqueio dos EUA à Venezuela a pirataria no Caribe
Rússia critica bloqueio dos EUA à Venezuela e compara ação à pirataria no Caribe.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou nesta quinta-feira (25) que os Estados Unidos estão revivendo práticas de pirataria e banditismo no Mar do Caribe ao impor um bloqueio à Venezuela. A declaração foi feita pela porta-voz do ministério, Maria Zakharova, que expressou preocupação com a escalada da crise na região.

"Hoje estamos testemunhando a completa ilegalidade no Mar do Caribe, onde o roubo de propriedade de outras pessoas, ou seja, a pirataria e o banditismo, estão sendo revividos", disse Zakharova ao comentar a situação.

A porta-voz acrescentou que Moscou espera que o pragmatismo do presidente norte-americano, Donald Trump, contribua para a busca de soluções pacíficas e para evitar um desastre. Tensão na Venezuela: Rússia adverte para "consequências imprevisíveis". Rússia diz que está pronta para responder pedido de ajuda da Venezuela.

"Defendemos consistentemente a redução da escalada", afirmou Zakharova. "Esperamos que o pragmatismo e a racionalidade do presidente dos EUA, Donald Trump, permitam que sejam encontradas soluções mutuamente aceitáveis para as partes dentro da estrutura das normas legais internacionais."

"Confirmamos nosso apoio aos esforços do governo de Nicolás Maduro para proteger a soberania e os interesses nacionais e manter o desenvolvimento estável e seguro de seu país", acrescentou a porta-voz.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.