Geral
Mercosul firma marco para parceria estratégica com o Japão
Primeira rodada de negociações está prevista para 2026, sob a presidência do Paraguai; acordo prevê cooperação em áreas inovadoras.
O Mercosul anunciou um novo marco para a parceria estratégica com o Japão, estabelecendo as bases para aprofundar as relações econômicas entre o bloco sul-americano e o país asiático.
De acordo com comunicado conjunto, a primeira rodada de negociações deve ocorrer no início de 2026, durante a presidência pro tempore do Paraguai.
O comércio bilateral entre Mercosul e Japão atingiu US$ 13 bilhões em 2024. O documento ressalta o potencial significativo para ampliar e diversificar as relações econômicas.
“Sob o marco, o Japão e os Estados partes do Mercosul buscarão elevar sua cooperação a patamar mais elevado, fortalecendo ainda mais as relações estratégicas sob uma perspectiva ampla e de longo prazo, fundamentada no comércio e no investimento”, destaca o texto.
Entre os principais pontos do acordo, estão a cooperação em setores de vanguarda, como cadeias de suprimentos, economia digital, transições energéticas e transformação verde.
O anúncio ocorreu durante a 67ª Cúpula do Mercosul, realizada neste sábado (20), em Foz do Iguaçu.
A iniciativa reforça a estratégia do bloco de ampliar acordos globais, mesmo enquanto mantém negociações com a União Europeia. Ainda neste sábado, foi lançada a negociação para um acordo com o Vietnã.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico