Geral
Mercosul inicia negociações para acordo comercial com o Vietnã
Bloco sul-americano e Vietnã avançam para firmar parceria visando ampliar o comércio e eliminar barreiras tarifárias.
Os países do Mercosul — Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai — e o Vietnã anunciaram neste sábado (20) o início das negociações para um acordo comercial preferencial entre as duas partes. Segundo comunicado conjunto, o futuro acordo pretende expandir o comércio eliminando tarifas e abordando medidas não tarifárias, facilitando o acesso efetivo aos mercados e estimulando o potencial econômico dos envolvidos.
As delegações estão em fase final de elaboração do termo de referência, que servirá de base para as negociações. O documento vai definir a estrutura, o escopo do acordo e as áreas a serem abrangidas, conforme detalhado no comunicado oficial.
“Este passo representa um marco importante para o estreitamento dos vínculos entre o Mercosul e o Vietnã, dando início a um processo de negociação que promoverá a integração regional e contribuirá para relações econômicas mais dinâmicas e mutuamente benéficas entre as duas partes”, destaca a nota conjunta.
O anúncio ocorre em meio às dificuldades do bloco para fechar um acordo de livre comércio com a União Europeia, cuja conclusão foi adiada para 2026.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado, em Foz do Iguaçu, que o Mercosul seguirá buscando outros parceiros comerciais enquanto não finaliza as tratativas com os europeus. Lula citou a ampliação do acordo com a Índia, a retomada de conversas com o Canadá e discussões com os Emirados Árabes Unidos, além do fortalecimento de laços comerciais na América Latina, como com o Panamá.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico