Geral

Lula prevê assinatura de acordo Mercosul-UE já no início da presidência paraguaia

Presidente brasileiro sugere que tratado pode ser formalizado em janeiro, durante gestão do Paraguai à frente do bloco.

20/12/2025
Lula prevê assinatura de acordo Mercosul-UE já no início da presidência paraguaia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (8) que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE) pode ser assinado já em janeiro. Durante a abertura da Cúpula do Mercosul, realizada em Foz do Iguaçu, Lula destacou que a formalização do tratado pode ocorrer no primeiro mês da presidência paraguaia à frente do bloco sul-americano, que se inicia no início de 2024.

O presidente ressaltou ainda a importância estratégica da América do Sul, que possui reservas de minerais críticos e condições únicas para a produção de combustível sustentável de aviação. Ao comentar sobre o Brasil, Lula afirmou que o país avança em ritmo acelerado na integração sul-americana. “Seguimos comprometidos com um Mercosul que regula as assimetrias no bloco”, declarou.

Lula enfatizou que a preocupação com a integração regional não tem viés ideológico e reforçou que governos eleitos democraticamente devem atuar em conjunto pela promoção dos Direitos Humanos. “Mesmo que alguns se mostrem saudosos de antigos ditadores, devemos caminhar para frente”, concluiu o presidente.