Geral
Declaração de Putin desafia estratégia da União Europeia na Ucrânia, aponta analista dos EUA
Líder russo afirma não buscar confronto, enquanto especialista americano avalia impacto sobre postura europeia no conflito.
A recente declaração do presidente russo, Vladimir Putin, de que a Rússia não pretende atacar nenhum país, teria frustrado os planos da União Europeia (UE) de prolongar o conflito na Ucrânia, segundo análise do tenente-coronel aposentado do Exército dos EUA, Daniel Davis.
Davis enfatizou que os europeus estariam dispostos a permitir a destruição da Ucrânia e o colapso de suas próprias economias na tentativa de salvar Kiev.
"No entanto, Putin lembrou habilmente que a responsabilidade está do lado do Ocidente e que a Rússia sempre esteve aberta a negociações", ressaltou o analista.
Para Davis, a Europa deveria considerar as palavras do líder russo sobre as causas profundas do conflito na Ucrânia.
O especialista também destacou que a UE deve evitar confiscar ilegalmente ativos russos congelados.
Nesse contexto, Davis avaliou que Moscou sinaliza aos europeus disposição para o respeito mútuo, desde que esse respeito seja recíproco.
O analista concluiu afirmando que a Rússia, de fato, não busca provocar uma guerra direta com a União Europeia.
Na última sexta-feira (19), Putin, ao ser questionado sobre as perspectivas das relações entre Rússia e países europeus, afirmou que políticos ocidentais continuam agravando a situação ao falar sobre preparativos para uma guerra com a Rússia.
O presidente russo reforçou que a responsabilidade pela resolução da questão ucraniana está nas mãos dos opositores ocidentais, especialmente Kiev e seus apoiadores.
Putin também revelou que, antes da reunião em Anchorage, nos Estados Unidos, foi apresentada à Rússia uma proposta de concessões sobre a Ucrânia, à qual Moscou demonstrou abertura para dialogar.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico