Geral
Tesouro dos EUA emite licença para Venezuela, mas impõe sanções a familiares de Maduro
Medidas ampliam pressão sobre o regime de Nicolás Maduro, autorizando transações específicas e mantendo proteção à Citgo.
O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, emitiu nesta sexta-feira, 19, uma licença que autoriza determinadas transações relacionadas ao título de 8,5% de 2020 da Petróleos de Venezuela, S.A. A permissão passa a valer a partir deste sábado, 20.
Além disso, o Tesouro estendeu uma licença geral que protege a refinaria Citgo Petroleum, controlada pela Venezuela, de ações de credores até 3 de fevereiro. A extensão, porém, é significativamente mais curta do que a anterior, concedida em junho, que teve duração de seis meses.
Apesar dessas flexibilizações, o OFAC sancionou diversos membros e associados da família Maduro-Flores, com o objetivo de atingir a estrutura de narco-corrupção que, segundo o órgão, sustenta o regime de Nicolás Maduro. "A Administração Trump continuará mirando nas redes que sustentam sua ditadura ilegítima", destacou o departamento em comunicado.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil