Geral
Presidentes de Argentina, Paraguai e Uruguai confirmam presença em encontro do bloco
Líderes dos países fundadores e representantes de Estados Associados participam da 67ª Cúpula do Mercosul em Foz do Iguaçu neste sábado
Além do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes da Argentina, Javier Milei; do Paraguai, Santiago Peña; e do Uruguai, Yamandú Orsi, confirmaram presença na 67ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, marcada para sábado (20), em Foz do Iguaçu. A informação foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil.
Com isso, todos os chefes de Estado dos países fundadores do bloco econômico estarão presentes no evento. A Bolívia, que teve sua adesão formalizada em agosto de 2024 e é o mais novo Estado Parte do Mercosul, será representada pelo ministro das Relações Exteriores, Fernando Aramayo Carrasco.
Entre os sete Estados Associados, cinco já confirmaram participação: Chile (com o ministro das Relações Exteriores), Colômbia (com o Coordenador Nacional para o Mercosul), Equador (com o Encarregado de Negócios), Panamá (com o presidente) e Peru (com o diretor da Secretaria de Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores e Coordenador Nacional). Guiana e Suriname ainda não confirmaram presença.
Também está confirmada a participação do secretário-geral da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), entidade que reúne 13 países membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Durante a 67ª Cúpula do Mercosul, o Brasil deve transferir a Presidência Pro Tempore do bloco para o Paraguai.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil