Geral
Putin se diz aberto a negociar fim pacífico da guerra, mas aponta falta de disposição da Ucrânia
Presidente russo afirma que Moscou está pronto para negociações, mas vê resistência de Kiev e do Ocidente; Trump é elogiado por esforços em busca da paz.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira (19) que Moscou está disposto a avançar em negociações para encerrar a guerra na Ucrânia, mas avaliou que ainda não vê prontidão do lado ucraniano e do Ocidente. As declarações foram feitas durante sua conferência de imprensa anual em Moscou, dedicada aos resultados de 2025 e às previsões para 2026.
Putin ressaltou que é "errado dizer que a Rússia está rejeitando qualquer negociação sobre a Ucrânia" e garantiu que o país está aberto ao diálogo. "Estamos prontos para seguir com negociações para encerrar a guerra na Ucrânia", afirmou, acrescentando que "a bola está nas mãos do Ocidente e da Ucrânia". A agência de notícias RT transmitiu as falas do presidente russo com tradução simultânea em inglês.
O líder russo disse ainda que houve pedidos para que Moscou aceitasse concessões no conflito. "Nos pediram para fazer concessões sobre a Ucrânia, e eu concordei", afirmou, sem detalhar se o aval se referia às concessões sugeridas ou apenas ao princípio de que elas deveriam ocorrer. Segundo Putin, apesar de alguns sinais isolados, "não vemos a Ucrânia pronta para conversas", embora a Rússia "esteja pronta e queira acabar com o conflito por meios pacíficos".
Ao comentar o papel dos Estados Unidos, Putin elogiou o ex-presidente Donald Trump, dizendo que o republicano "está fazendo esforços para acabar com a guerra na Ucrânia".
Na área energética, Putin reconheceu que lidar com a refinaria sérvia NIS, alvo de sanções, "não é uma tarefa fácil". Ele também alertou grandes produtores de petróleo, como Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, sobre riscos para suas reservas internacionais mantidas na União Europeia, sem entrar em detalhes.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil