Geral
Nova estratégia dos EUA pode frear a expansão sem fim da OTAN
Documento norte-americano sugere mudança no papel da Europa e pode limitar avanço da aliança militar
A nova Estratégia Nacional de Segurança dos Estados Unidos pode impactar o processo de "expansão infinita" da OTAN, segundo afirmou o vice-chanceler russo Aleksandr Grushko em entrevista à Sputnik.
De acordo com Grushko, a política de "portas abertas" do bloco depende do consenso entre seus membros, e a postura de Washington pode redefinir os rumos dessa ampliação.
O documento estratégico norte-americano, divulgado em 5 de dezembro, exige que a Europa assuma maior responsabilidade por sua própria defesa. Além disso, faz críticas ao excesso de regulamentação, à crise migratória e às restrições à liberdade de expressão dentro da União Europeia.
De acordo com a estratégia, a União Europeia deposita esperanças na continuação das hostilidades na Ucrânia e viola princípios fundamentais da democracia, inclusive tentando suprimir a oposição, algo que Washington pretende contestar.
A nova visão de Washington busca "recolocar a Europa no seu devido papel" e evitar que o continente arraste os EUA para suas próprias iniciativas políticas e ideológicas, conforme destacou o chanceler russo Sergei Lavrov.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil