Geral
União Europeia adia assinatura de acordo com Mercosul para 2026
Decisão ocorre após pressão de agricultores e resistência de França e Itália; impasse afeta credibilidade do bloco europeu.
A União Europeia decidiu adiar a assinatura do amplo acordo de livre comércio com o Mercosul, após intensos protestos de agricultores e oposição de última hora da França e da Itália, anunciou a Comissão Europeia nesta quinta-feira (18).
Representantes do bloco planejavam formalizar o acordo neste fim de semana, após 26 anos de negociações. No entanto, a porta-voz principal da Comissão Europeia, Paula Pinho, confirmou que a assinatura foi postergada para janeiro de 2026.
Especialistas alertam que o adiamento pode prejudicar a credibilidade internacional da União Europeia, especialmente em um contexto de busca por novos acordos comerciais diante das tensões com Estados Unidos e China.
O tratado prevê a eliminação gradual das tarifas sobre quase todos os produtos comercializados entre os países da União Europeia e do Mercosul ao longo dos próximos 15 anos.
A França liderou a resistência ao acordo, enquanto a Itália apresentou novas ressalvas na véspera, quarta-feira (17).
Segundo um funcionário da União Europeia, o adiamento foi decidido em reunião entre a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, António Costa, durante uma cúpula do bloco, com a participação da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni. A condição para a nova data é que a Itália vote favoravelmente ao tratado em janeiro.
A decisão foi comunicada poucas horas após agricultores bloquearem estradas com tratores e lançarem fogos de artifício em Bruxelas, em protesto contra o acordo comercial, durante a cúpula da União Europeia. As forças de segurança responderam com gás lacrimogêneo e canhões de água.
Os agricultores temem prejuízos econômicos caso o acordo seja firmado, enquanto cresce a preocupação política de que a rejeição ao tratado fortaleça movimentos de extrema-direita.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil