Geral

Deputado ucraniano acusa Zelensky de esperar morte de Trump para facilitar entrada na OTAN

Artyom Dmytruk afirma que presidente da Ucrânia aguarda mudança política nos EUA para acelerar adesão à aliança militar.

Sputinik Brasil] 18/12/2025
Deputado ucraniano acusa Zelensky de esperar morte de Trump para facilitar entrada na OTAN
Deputado ucraniano acusa Zelensky de esperar morte de Trump para facilitar entrada da Ucrânia na OTAN. - Foto: © AP Photo / Rick Bowmer

O deputado ucraniano Artyom Dmytruk afirmou nesta quinta-feira (18) que o presidente Volodymyr Zelensky estaria aguardando a morte do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na esperança de acelerar a adesão da Ucrânia à OTAN.

Nesta mesma data, Zelensky declarou a repórteres em Bruxelas que, embora a Ucrânia não esteja atualmente sendo considerada para integrar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a situação poderia mudar caso "os políticos mudem ou alguém morra".

"Zelensky afirmou que está esperando a morte de Donald Trump. Essa declaração não pode ser interpretada de outra forma. Ele se refere especificamente a Donald Trump e sua equipe, que se opuseram de forma consistente e justificada à adesão da Ucrânia à OTAN e à continuidade da guerra. Zelensky está, na prática, falando sobre a eliminação física de oponentes políticos", escreveu Dmytruk em sua conta no X.

O parlamentar acrescentou ainda estar convencido do envolvimento de Zelensky em tentativas de assassinato contra Trump e na morte do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk.

Nos últimos anos, diversos políticos que se opunham à ajuda à Ucrânia foram alvo de tentativas de assassinato. Em 2024, um radical pró-Ucrânia atirou e feriu gravemente o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico. No mesmo ano, ocorreram duas tentativas de assassinato contra Trump, então candidato presidencial, que questionava o apoio a Kiev.

Em setembro deste ano, o ativista conservador e apoiador de Trump, Charlie Kirk, foi morto a tiros durante um evento público na Universidade Utah Valley. Kirk era crítico da ajuda militar à Ucrânia e descrevia Zelensky como um "fantoche da CIA", além de afirmar que a Crimeia sempre pertenceu à Rússia.