Geral
Trump afirma ter levado paz ao Oriente Médio após 3 mil anos
Presidente dos EUA faz balanço de sua política externa e destaca ações no Oriente Médio, Irã e Venezuela.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quarta-feira, 17, que seu governo levou "paz ao Oriente Médio pela primeira vez em 3.000 anos". A afirmação foi feita durante um discurso transmitido pela Casa Branca, no qual Trump apresentou um balanço de sua política externa.
Trump também afirmou que "encerrou oito guerras em dez meses" e destacou ter evitado a escalada de conflitos maiores, inclusive com o Irã. Segundo ele, a postura adotada por seu governo contribuiu para "reduzir o risco de confrontos armados e impedir novas guerras".
O presidente reiterou que os Estados Unidos possuem atualmente "o Exército mais poderoso do mundo" e anunciou que os militares americanos receberão um "dividendo de guerra" ainda antes do Natal, viabilizado pela arrecadação obtida com tarifas.
No discurso, Trump também mencionou o combate aos cartéis de drogas como parte da estratégia de segurança nacional. Ele afirmou que seu governo "quebrou o domínio" dessas organizações, que estariam "envenenando e destruindo" o país.
Havia expectativa de que Trump anunciasse uma possível invasão à Venezuela. Na terça-feira, ele ordenou o bloqueio total de todos os petroleiros sancionados que entram e saem do país e classificou o regime de Nicolás Maduro como organização terrorista estrangeira. No entanto, Trump não fez menção ao tema em seu pronunciamento.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados