Geral

Mais de 360 pessoas atendidas pelos serviços da Secretaria de Assistência Social participam da Projeção Mapeada e da programação do Penedo Luz

Público da zona rural e urbana participou da programação natalina no Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos; Ação fortaleceu vínculos, inclusão e pertencimento

Thaciana Lima – jornalista e social media da SETUREC 17/12/2025
Mais de 360 pessoas atendidas pelos serviços da Secretaria de Assistência Social participam da Projeção Mapeada e da programação do Penedo Luz
- Foto: Deywesson Duarte – Secom PMP

Mais de 360 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, atendidas pelo Programa de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH), prestigiaram o espetáculo da Projeção Mapeada do Penedo Luz, realizado na fachada do Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos, no último domingo (14).

O público veio tanto da zona urbana quanto da zona rural, representando diversos povoados e bairros do município, como Carapina, Tabuleiro dos Negros, Itaporanga, Campo Redondo, Santa Isabel, Manimbu, Cooperativa 1 e 2, Mata Atlântica, Capela, Murici, Marcação, Riacho do Pedro, Rosete Andrade, Cohab, Vila Matias e Santa Luzia.

Durante a programação, os participantes viveram uma noite marcada por encantamento e integração. Além de assistirem à projeção mapeada, eles se divertiram com a contação de histórias da Tia Estrela, aproveitaram a distribuição de pipocas, acompanharam a apresentação do coral e participaram do sorteio de brindes, no qual muitos dos assistidos foram contemplados, tornando o momento ainda mais especial.

Jair Galvão, secretário de Turismo e Economia Criativa destacou a importância de iniciativas como o Penedo Luz para alcançar todos os públicos.

“Eventos como esse reafirmam o compromisso da Prefeitura de Penedo em construir uma cidade mais inclusiva, onde cada pessoa se sinta pertencente ao espaço que ocupa. O Penedo Luz é pensado para todos, respeitando as diferenças e fortalecendo o sentimento de pertencimento e valorização social”, afirmou.

A emoção também esteve presente nos depoimentos de quem vivenciou a experiência. “Que noite maravilhosa vivemos no Penedo Luz. Eu e meus filhos gostamos demais! Obrigada por tudo!”, disse Kelly, participante do grupo de convivência da Cooperativa 1.

Para Carine Lisboa, colaboradora do Serviço de Convivência da Assistência Social, o momento vai além do entretenimento.

“Foi uma programação extremamente importante, onde a gente não só fortaleceu os vínculos entre eles, mas principalmente o fortalecimento de vínculos e a geração de memórias afetivas entre as famílias, pois muitas delas vieram com seus filhos ou cônjuges”, destacou a representante da SEMASDH.

Além disso, muitos participantes, especialmente os moradores da zona rural, aproveitaram intensamente toda a programação. Por viverem em localidades mais distantes, nem sempre conseguem se deslocar até a cidade no período noturno, o que tornou a experiência ainda mais significativa.

Após a projeção mapeada, todos os assistidos puderam visitar a Vila Mágica, tirar fotos, conversar com o Papai Noel e registrar momentos especiais nos espaços temáticos do Penedo Luz, fortalecendo a convivência, a autoestima, a autonomia e o convívio intergeracional em uma noite inesquecível.