Geral

'Nós queremos de volta': Trump reclama que Venezuela tirou os 'direitos energéticos' dos EUA

Presidente norte-americano acusa governo Maduro de se apropriar ilegalmente do petróleo venezuelano e impõe bloqueio a petroleiros.

Sputinik Brasil 17/12/2025
'Nós queremos de volta': Trump reclama que Venezuela tirou os 'direitos energéticos' dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Foto: © AP Photo / Alex Brandon

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (17) que a Venezuela "se apropriou ilegalmente" de petróleo que, segundo ele, pertence a Washington. Por esse motivo, Trump anunciou um bloqueio a todos os petroleiros que entram ou saem da Venezuela.

Na terça-feira (16), Trump utilizou as redes sociais para declarar que o governo de Nicolás Maduro, na Venezuela, foi classificado por Washington como uma organização terrorista estrangeira.

Trump alegou ainda que o presidente venezuelano utiliza o petróleo do país para financiar o tráfico de drogas e pessoas, além de assassinatos e sequestros. O republicano acusa a Venezuela de roubar bens dos Estados Unidos, sem apresentar provas. Ele anunciou o "bloqueio total e completo de todos os petroleiros sancionados" que entrem ou saiam da Venezuela. Ainda não está claro se, pela nova classificação da Casa Branca, qualquer petroleiro no país integra a lista de proibição.

Segundo o jornal The New York Times, pelo menos 15 mil soldados norte-americanos estão posicionados no Caribe, com suporte do USS Gerald R. Ford — o navio mais moderno da Marinha dos EUA. Ainda de acordo com o jornal, Maduro determinou que a Marinha venezuelana escolte navios com produtos de petróleo após o bloqueio imposto por Trump.

A estatal petrolífera venezuelana, PDVSA, informou em comunicado que os navios ligados às suas operações continuam navegando "normalmente, com total segurança, suporte técnico e garantias operacionais, no exercício legítimo de seu direito à livre navegação".