Geral
Pesquisa CNT aponta melhora gradual na qualidade das rodovias após novas concessões
Levantamento mostra avanço em trechos pavimentados, redução de pontos críticos e impacto positivo dos investimentos em concessões.
A qualidade da malha rodoviária brasileira apresentou avanço em 2025, segundo a edição mais recente da Pesquisa CNT de Rodovias. Entre os 114 mil quilômetros de rodovias pavimentadas avaliados, 37,9% foram classificados como ótimos ou bons, superando os 33,0% registrados no ano anterior. Já os trechos considerados ruins ou péssimos caíram de 26,6% para 19,1%, enquanto a categoria regular manteve proporção semelhante, passando de 40,4% para 43,0%.
Divulgado nesta quarta-feira, 17, o levantamento completa 30 anos em 2025 e é realizado de forma contínua desde 1995. A coleta de dados envolveu 24 equipes durante 30 dias, entre 30 de junho e 29 de julho de 2025, com uso integral de ferramentas digitais e tecnologias de inteligência artificial, o que, segundo a CNT, ampliou a precisão e a confiabilidade das informações.
A classificação do Estado Geral considera três aspectos da infraestrutura rodoviária: pavimento, sinalização e geometria da via, avaliando condições como qualidade do asfalto, placas, acostamentos, curvas e pontes.
Efeito das concessões
De acordo com a CNT, a melhora do estado geral está relacionada à ampliação das concessões e ao melhor direcionamento de recursos para manutenção e modernização da malha pública. “As concessões realizadas em 2025 foram decisivas para melhorar a qualidade das rodovias brasileiras. Elas trouxeram investimentos em manutenção e modernização, aumentando a segurança e o conforto dos usuários”, afirma o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa.
O estudo destaca a continuidade da tendência de melhores condições nas rodovias sob gestão da iniciativa privada. Nas rodovias concedidas, os trechos avaliados como ruins ou péssimos recuaram de 1,6 mil quilômetros em 2024 para 618 quilômetros em 2025, uma redução de 61,6%. Nas rodovias públicas, a queda foi de 23,3%, passando de 21,6 mil quilômetros para 16,5 mil quilômetros.
“Esta edição comprova que investimentos em infraestrutura geram resultados concretos. Reconhecemos os avanços recentes e os esforços do poder público para ampliar e qualificar a malha rodoviária brasileira. Já é possível perceber uma retomada no ritmo necessário de investimentos, mas é fundamental mantê-lo e ampliar ainda mais os recursos destinados ao setor”, ressalta Vander Costa.
A entidade enfatiza que a continuidade desse avanço depende de investimentos regulares, planejamento de longo prazo e adoção de soluções tecnológicas e construtivas, como pavimentos mais duráveis e uso de novas tecnologias digitais para elevar a eficiência logística.
Impacto nos custos
A pesquisa também revela que a condição do pavimento impacta diretamente os custos do transporte rodoviário. Considerando trechos classificados como bom, regular, ruim ou péssimo, a qualidade da via eleva, em média, em 31,2% os custos operacionais do setor.
Nas rodovias sob gestão pública, 64,4% apresentam algum problema no pavimento, resultando em aumento médio de até 35,8% nos custos operacionais. Já nas rodovias concedidas, 34,4% dos trechos apresentam irregularidades, com impacto médio de até 18,4% nos custos em comparação com vias classificadas como ótimas.
A CNT estima que a má qualidade do pavimento gera desperdício anual de R$ 7,2 bilhões apenas com consumo adicional de diesel, equivalente a cerca de 1,2 bilhão de litros. Na segurança viária, entre 2016 e julho de 2025, foram registrados 697,4 mil acidentes em rodovias federais monitoradas pela PRF, com custo econômico acumulado estimado em R$ 149,67 bilhões.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados