Geral

Diretor do Fed aponta fragilidade no mercado de trabalho dos EUA

Christopher Waller minimiza impacto de tarifas na inflação e prevê possível redução moderada dos juros.

17/12/2025
Diretor do Fed aponta fragilidade no mercado de trabalho dos EUA
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Christopher Waller, diretor do Federal Reserve (Fed), afirmou nesta quarta-feira (17), durante o Summit de CEOs da Unidade de Yale, que o mercado de trabalho dos Estados Unidos está "muito fraco" e que o crescimento atual do payroll "não é bom".

Apesar de reconhecer que a inflação permanece acima da meta de 2%, Waller minimizou a preocupação: "A inflação está bem ancorada perto de 2%, sob controle — e a manteremos controlada — e deve diminuir nos próximos meses", destacou, afastando a possibilidade de uma nova aceleração inflacionária.

Segundo Waller, os EUA registram crescimento de empregos próximo de zero, cenário que considera negativo, mas ponderou que os cortes nos juros têm dado suporte ao mercado de trabalho.

Ele defendeu a possibilidade de novas flexibilizações na política monetária: "Podemos reduzir os juros de maneira moderada, não precisa ser uma ação dramática. Estamos entre 50 e 100 pontos-base (pb) acima da taxa neutra".

O diretor do Fed projetou que 2026 pode apresentar um cenário melhor, impulsionado pelo aumento da produtividade, mas alertou que a inteligência artificial (IA) tem contribuído para um crescimento mais lento do emprego. Sobre o impacto das tarifas, Waller avaliou que é difícil afirmar se elas foram responsáveis pela fragilidade do mercado de trabalho, pois ainda faltam evidências concretas.