Geral

Lançamento de foguete sul-coreano em Alcântara é adiado novamente por motivo técnico

Foguete Hanbit-Nano, da Innospace, teria sua primeira tentativa de lançamento no Maranhão nesta quarta-feira (17), mas operação foi reagendada para o dia 19 após identificação de anomalia técnica.

17/12/2025
Lançamento de foguete sul-coreano em Alcântara é adiado novamente por motivo técnico
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A empresa sul-coreana Innospace comunicou à Força Aérea Brasileira (FAB) e à Agência Espacial Brasileira (AEB) que, por questões técnicas, não realizará nesta quarta-feira (17) a primeira tentativa de lançamento do foguete Hanbit-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Esta é a segunda vez que a operação, inicialmente prevista para novembro, é adiada.

Segundo a empresa, uma nova tentativa está marcada para o dia 19 de dezembro, às 15h34 (horário de Brasília), dentro da janela de lançamento que vai até 22 de dezembro. A FAB informou que mantém toda a infraestrutura, sistemas e equipes técnicas operacionais para garantir o suporte necessário à realização do lançamento, em coordenação com os demais órgãos envolvidos.

De acordo com comunicado da Innospace, o adiamento foi necessário após a detecção de uma anomalia na unidade de resfriamento do sistema de alimentação de oxidante do primeiro estágio, durante inspeção final realizada em 16 de dezembro. "Após avaliação detalhada da causa e das ações corretivas necessárias, a Innospace decidiu reprogramar o lançamento", informou a empresa.

A empresa esclareceu ainda que o problema exige apenas a substituição de um componente específico na unidade de resfriamento, sem indicar qualquer defeito estrutural no veículo de lançamento. "Como a substituição pode ser feita com o veículo ainda na plataforma, a Innospace determinou que o lançamento pode ocorrer dois dias depois, mesmo que campanhas desse tipo normalmente exijam cerca de três dias de preparação", completou.