Geral
Ministério da Agricultura realiza operação contra comércio ilegal de bebida alcoólica
Ação conjunta apreende mais de 21 mil litros de bebidas irregulares no Ceará e reforça combate à adulteração e venda clandestina.
O Ministério da Agricultura e Pecuária realizou, nos dias 4 e 5 de dezembro, a segunda etapa da Operação Dose Limpa, intensificando o combate à adulteração e ao comércio ilegal de bebidas alcoólicas na Serra da Ibiapaba e em Fortaleza (CE). Nesta fase, a fiscalização concentrou-se em estabelecimentos suspeitos de produzir bebidas sem registro no órgão ou de comercializar produtos falsificados, com destaque para gim, cachaça, vodca, cajuína e licor.
De acordo com comunicado do ministério, a ação resultou na apreensão de 21.230 litros de bebidas alcoólicas irregulares e na destruição de 5.000 litros de produtos considerados impróprios para consumo.
A primeira etapa da operação, denominada Dose Limpa I, ocorreu nos dias 22 e 23 de outubro, com foco no combate ao uso de metanol – substância altamente tóxica – e à produção e comercialização clandestina de bebidas. Na ocasião, foram apreendidos 216 mil litros de bebidas, entre cachaça, vodca, gim, whisky e conhaque, fabricadas sem registro ou em condições sanitárias inadequadas. Também foram recolhidos insumos utilizados na fabricação irregular, como corantes, rótulos e álcool.
Somando as duas fases, a Operação Dose Limpa já retirou de circulação cerca de 237 mil litros de bebidas alcoólicas irregulares, reforçando o compromisso do ministério e órgãos parceiros com a proteção da saúde da população, a segurança do consumidor e o enfrentamento às práticas ilegais no mercado de bebidas.
O governo lembra que todas as bebidas alcoólicas, inclusive as artesanais, como licores, devem ter registro no Ministério da Agricultura e Pecuária para produção e comercialização legal.
Para Shirley Mapurunga, chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal no Ceará e responsável pela coordenação da operação, os resultados foram positivos e confirmaram as irregularidades investigadas.
A Operação Dose Limpa II contou com o apoio integrado da Receita Federal, Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Vigilância Sanitária do Ceará (Visa-CE), Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Programa Vigifronteiras e Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados