Geral
Operação Cerberus prende cinco pessoas e termina com suspeitos mortos em confronto com a polícia
Ação integrada da SSP-AL cumpre 40 mandados em Maceió, Satuba e Marechal Deodoro e mira organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas
Cinco pessoas foram presas e suspeitos morreram após confrontos armados com a polícia durante o cumprimento de mandados da Operação Cerberus, deflagrada na manhã desta quarta-feira (17) em Maceió, Satuba e Marechal Deodoro, na Região Metropolitana. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) e envolve forças da Polícia Civil e da Polícia Militar.
De acordo com a SSP-AL, durante o cumprimento das ordens judiciais em duas localidades, criminosos reagiram à abordagem policial efetuando disparos de arma de fogo contra as guarnições. Diante da injusta agressão, os policiais revidaram. Os suspeitos foram baleados, socorridos e encaminhados para unidades de saúde, mas não resistiram aos ferimentos.
A Operação Cerberus tem como objetivo desarticular organizações criminosas envolvidas com o tráfico de drogas, porte ilegal de armas e outros crimes. Ao todo, estão sendo cumpridos 40 mandados judiciais, sendo 13 de prisão, 24 de busca e apreensão e três medidas cautelares, em mais de dez bairros da capital alagoana, além dos municípios de Satuba e Marechal Deodoro.
As investigações foram conduzidas ao longo de cerca de dez meses pela Delegacia de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), da Polícia Civil, em parceria com a Diretoria de Inteligência da Polícia Militar (DInt). Os levantamentos apontaram a atuação de três grupos criminosos distintos, estruturados e com forte atuação no tráfico de entorpecentes.
Segundo a polícia, as ações criminosas se concentravam principalmente nos bairros do Feitosa, Jacintinho e Benedito Bentes, provocando instabilidade social e aumentando a sensação de insegurança da população.
O nome da operação faz referência à execução simultânea de três investigações independentes, com foco em enfraquecer a atuação das organizações criminosas e ampliar a segurança, especialmente na capital. Os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.
Cerca de 140 policiais participam da operação, com apoio de unidades especializadas da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Departamento Estadual de Aviação (DEA). A SSP-AL reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181, com garantia de sigilo absoluto.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados